segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

«Cantinho das Aromáticas» - Exportar sabores e aromas com marca Portugal


Em 2002, nascia em Vila Nova de Gaia o «Cantinho das Aromáticas». Em 2011, Luís Alves, um dos mentores deste projecto em torno da produção de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM), quer partilhar saberes com outros produtores e criar uma fileira neste sector. O objectivo é o caminho da exportação das PAM sob uma marca única: Portugal.

Sara Pelicano | segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011

«Pai, deixei o trabalho de encarregado geral dos jardins da Fundação Serralves e vou ser agricultor», conta Luís Alves, um dos proprietários do Cantinho das Aromáticas. «Meu menino, daqui não tens nem um tostão», responde o pai. E assim começa a história de Luís Alves, empreendedor e produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM).

O «Cantinho das Aromáticas» nasceu em 2002. Depois de seis anos como encarregado responsável dos Jardins da Fundação Serralves, no Porto, Luís Alves quis abraçar novos projectos. «Nessa altura surgiu a oportunidade de arrendar uma quinta em Vila Nova de Gaia. Eu e o meu melhor amigo, também ligado à agricultura, decidimos arrendar parte dessa quinta. Criámos então um viveiro de Plantas Aromáticas e Medicinais», diz o empreendedor com formação em Engenharia Agrónoma.

Nos primeiros dois anos, a produção de tomilho-limão, equinácea, lúcia-lima, entre outras 23 variedades de PAM que o Cantinho das Aromáticas produz, era vendida a outro viveiro que fazia a comercialização. «Por esta altura, o viveiro começou a ter problemas de comercialização, porque este é um mercado muito competitivo. Assim, decidi viajar e conhecer os potenciais mercados para exportação. Fui até à Alemanha, à maior feira de produtos biológicos, a Biofac». Continua em Café de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário