quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Projecto 'Bioaromas' distinguido como um projecto piloto

PDF Imprimir e-mail
O Projecto 'Bioaromas- Plantas aromáticas e Medicinais' foi destacado no programa "Sociedade Civil" da RTP2 do dia 25 de Outubro de 2010 como um projecto piloto e de sucesso a nível nacional, para a inclusão social e preservação da biodiversidade.
Ver vídeo » »
bio_aromas.jpgng-p_setembro.jpgTambém a revista "National Geographic Portugal", na edição de Setembro, publicou uma reportagem sobre o projecto Bioaromas em Proença-a-Nova, seleccionando-o como uma das boas notícias/grandes actividades no tema "Biodiversidade, como preservá-la?" .
Este projecto é uma iniciativa da unidade de Ensino estruturado da Escola EB2,3/S Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova e conta ainda com as parcerias do Município de Proença-a-Nova, Centro de Ciência Viva da Floresta e Escola Superior Agrária de Castelo Branco, na pessoa da Professora Fernanda Delgado.
Desde 2008, surgiu a necessidade de sensibilização profissional dos jovens com necessidades educativas especiais proporcionando-lhes uma experiência de iniciação pré-profissional em contexto de trabalho. Os jovens que participam nestas actividades têm idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos e vivenciam uma experiência de produção de ervas aromáticas e medicinais como a Lúcia-lima, a Erva príncipe, a Alfazema, o Rosmaninho ou o Poejo. A criação da marca "Bioaromas" permite que estas, após serem secas sejam utilizadas em infusões, sacos de cheiro, óleos essenciais e também em produtos para saborear tais como o pão aromatizado com carqueja, bolos de cidreira, tartes de amêndoa, alecrim e bolachas maravilha.
Trata-se de um projecto que todos os anos integra novos alunos e que tem permitido a divulgação, aprendizagem e sensibilização para a conservação e utilização sustentável da nossa riqueza vegetal e regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário